Sociedade de Antigo Regime

A sociedade de Antigo Regime era uma sociedade tripartida e hierarquizada. Existindo três ordens sociais: Clero, Nobreza, Povo ou Terceiro Estado. Cada ordem tinha funções, direitos e deveres específicos. Dividiam-se em privilegiados e não privilegiados. Os privilegiados eram a Nobreza e o Clero. Privilégios da Nobreza: isenção de impostos, de leis e tribunais próprios. Eram proprietários de terras e alguns obtinham lucros de comércio.
Clero:
O Alto Clero possuía grande parte das terras . Muitos elementos do clero eram filhos deserdados da Nobreza, que não tendo bens próprios seguiam a vida religiosa. Privilégios: não pagavam impostos e eram julgados em tribunais próprios.
Não privilegiados:
A Alta Burguesia era um grupo não privilegiado e era constituída por homens de negócios, banqueiros e letrados que exerciam altos cargos e possuíam grande poder económico.
Distinguiam-se ainda a média e a pequena Burguesia constituídas por pequenos proprietários comerciantes e artesãos. Nos estratos inferiores da sociedade situavam-se os camponeses, pedintes e escravos.
Vídeo tirado do youtube.
Trabalho realizado por:
  1. Joana Marques e Sónia Neves.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário