A Pérola

Kino, um mergulhador de pérolas índio, um dia encontrou uma pérola muito valiosa, a desejada por todos. Esta desejada pérola assombrou a sua vida.
     Kino, um dia, foi vendê-la à cidade, mas os compradores não ofereceram o valor e quantia de dinheiro que aquela pérola valia, então, insatisfeito com o negócio, regressou a casa.
Já em casa, conversou com a mulher e decidiu ir vendê-la à capital. No caminho, foi atacado por um sujeito que não conseguiu ver, pois estava escuro. Em sua defesa teve que o matar. Resolveu então não prosseguir mais e voltou para casa. Quando chegou à sua cabana, ela estava a arder; o seu barco tinha um buraco no casco. Com medo que o matassem, fugiu para casa do seu irmão com a sua mulher Joana e o seu filho Coyotito. Em casa do seu irmão esteve um dia e, na noite desse mesmo dia, a família (Kino, Joana e Coyotito) fugiu para a floresta. Aqui esconderam-se numa gruta dos três batedores que os perseguiam e, na noite do dia seguinte, quando estes pararam para descansar, Kino atacou-os mas acabou também por perder Coyotito. Joana e Kino voltam para La Paz e, sem falarem com ninguém, cabisbaixos, vão à margem do mar. Kino é avisado por Joana que a pérola trazia azar, decidindo então lançá-la ao Mar.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário